First impressions 


A aterragem em Maputo, ainda estremunhada, é suave. Despeço-me dos 84 anos da minha vizinha de assento (médica, nascida a escassos km da minha cidade de origem, I kid you not!) e preparo-me para o impacto atmosférico da saída. É a minha 2a vez em África, a 1a foi em São Tomé, e a comparação é inevitável. 

O aeroporto de Maputo dá-se a ares de internacional. Não há impacto atmosférico, saio para uma manga e lá percebo que tenho que preencher o cartão de embarque – estar literalmente toda a gente encostada a balcões a preencher papéis foi uma boa dica. Vão aterrar aqui 6 voos nas próximas 12h, mais de metade provenientes de Joanesburgo. 

A entrada demora e sossego a impaciência a fazer amizade com o casal que, comigo, são os últimos da fila. Fotógrafos de profissão, ele brasileiro, ela espanhola, residentes em Londres. Meeting people is easy. Despedimo-nos com um vemo-nos por aí quando encontro o responsável pelo meu transporte para o hotel e só quando o miúdo que transporta a mala me pede uma gratificação é que percebo que não interiorizei ainda o câmbio destes meticais. 

Rapidamente dou conta de que a humidade equatorial não dá cartas por estas bandas. No ar fresco que inspiro, apenas um certo cheiro a madeira queimada confirma aos meus sentidos que isto não é Lisboa. Não tem no entanto a intensidade de STP e assumo que talvez seja tão ténue que só a minha memória o torne distintivo. 

Entro em Maputo, a pobreza das ruas contrasta com a imponência das mansões do centro. Estou no hotel, ansiosa por conhecer os meus companheiros de equipa. Mas como ainda vão demorar a chegar, e ficar no hotel não é de todo uma opção, vou para já percorrer sozinha as ruas desta cidade que me vai acolher nos próximos dias. 

3 thoughts on “First impressions 

Leave a Reply

